segunda-feira, 9 de maio de 2016

Influências

"Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi."
(Gênesis 3.12)

Adão, culpado por desobedecer ao Senhor, se abstém da culpa argumentando que o desobedeceu por culpa de Eva. Confesso que eu ri desse versículo. Sim, achei engraçado o modo como Adão quer livrar-se da culpa. Depois meditei nele com mais seriedade e me dei conta de como ainda fazemos isso, de como EU ainda faço isso. Pecamos e depois tentamos colocar a culpa em outras pessoas. “Mas eu fui porque ‘fulano’ insistiu.” “Mas é que...” A primeira coisa que fazemos é nos esconder. Depois de descobertos, ficamos procurando desculpas para justificar nossos erros.

(Gênesis 3.10) “E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.”

Relembrando as anotações acima, tive uma reflexão diferente para Gênesis 3.12 com base na vida que levo agora, que é diferente da que vivi meses atrás. Em Janeiro refleti nele a questão de Adão, de como assim como ele, tendemos a sempre querermos livrar-nos da nossa culpa. Agora três meses depois reflito a respeito de Eva e de como inúmeras vezes somos Eva. Os dois, Adão e Eva, eram criaturas de Deus. Não apenas ele e nem apenas ela. OS DOIS!

Eva errou?! Errou. Como muitas vezes erramos. A questão é: ela errou e foi influência para a queda de outra criatura de Deus. A atitude dela fez Adão desobedecer ao Senhor. Lógico que ele não está isento da culpa, mas pode ser que ele tenha pensado: “ela é criação do meu Senhor, criada por um Deus perfeito que quer o melhor pra mim. Certamente ela não quer meu mal.”

(Provérbios 12.26) “Quem é direito serve de guia para o seu companheiro, porém os maus se perdem pelo caminho.”

Muitas vezes há cristãos que influenciam outros cristãos a caírem, com suas atitudes e seus convites ‘inofensivos’. E o que cai pela influência, tende a acreditar que não está sendo influenciado para o pecado porque confia neste ‘amigo’, que também é cristão. Na verdade, mesmo conhecendo o pecado e suas consequências, é como se vendas cobrissem nossos olhos. Adão também sabia que não podia comer o fruto daquela árvore e sabia das consequências através da advertência do Senhor, mas não enxergou o mal na enganação da serpente.

(Gênesis 2.7a) “Nesse momento os olhos dos dois se abriram,”

Quando Deus criou o mundo, Adão e Eva estavam completamente sozinhos. Não havia outras pessoas com eles e o Espírito Santo ainda não havia vindo ao mundo, visto, pois, que ele veio após a ressurreição de Jesus. Adão e Eva não tinham quem os alertasse, os recordasse a advertência feita por Deus. Mas nós temos! Temos o Espírito Santo, a bíblia, nossos líderes espirituais e nossos amigos mais chegados que irmãos.

(João 14.26) “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito.”

Ás vezes outras pessoas alertam da influência e dizem para que cuide em não cair. Mas por ser cristã, essa pessoa ‘influenciada’ se julga muito santa. Não dá ouvidos aos conselhos. Depois que cai, quer abster-se da culpa, por vergonha (e receio de que alguém diga “eu avisei”) ou por malandragem mesmo.

(1Cor 10.12-13a) “Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam;”

Não sejamos como Eva, influenciando nossos irmãos a caírem em pecado através das nossas atitudes e convites. Não sejamos como Adão, deixando-nos influenciar por nossos irmãos cristãos e confiando demais em sua santidade. Confiemos e obedecemos somente a Deus, acima de qualquer coisa!

(Tiago 1.13) “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e A NINGUÉM TENTA.”
Aline Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário